Início Notícias Educação Projeto Solução Maker já capacitou mais de 100 estudantes da rede municipal...

Projeto Solução Maker já capacitou mais de 100 estudantes da rede municipal de Naviraí

0

Foto: DivulgaçãoEm seu primeiro ano de implementação, o projeto Solução Maker em Sincronia 4.0, idealizado pelo Campus Naviraí­ do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e executado em parceria com a Prefeitura Municipal, já capacitou 102 estudantes da rede pública de ensino. A proposta consiste na construção de totens eletrônicos de álcool 70% com leitor de temperatura corporal integrado. E ao aliar ciáncia, inovação e empreendedorismo, o trabalho garantiu também premiação na Feira de Ciáncia e Tecnologia de Naviraí­, a Fecinavi.

No primeiro semestre de 2021, a capacitação alcançou 68 estudantes de 8º e 9º ano da Escola Municipal Marechal Rondon e foi realizada de forma virtual, em cumprimento í s medidas de distanciamento social por conta da Covid-19. Já no segundo semestre, com a diminuição dos números da pandemia, o projeto teve continuidade presencialmente no IFMaker – o Laboratório de Inovação do Núcleo de Tecnologia do IFMS (NTIF), onde 34 estudantes da Escola Municipal Maria de Lourdes Aquino Sotana receberam a formação.

Metodologia

Desenvolvido para fomentar o interesse de estudantes da rede pública pela iniciação tecnológica e promover a conscientização sobre a Covid-19, o projeto é dividido em quatro oficinas. As etapas envolvem raciocí­nio matemático, conhecimento em ciáncias biológicas e exatas e ainda estimulam a capacidade de trabalho em grupo dos participantes. Os jovens são incentivados a agir de forma colaborativa até o objetivo final, que é construir o totem automatizado e contribuir no combate í  pandemia.

A equipe idealizadora da proposta é formada pelos professores do IFMS Campus Naviraí­ André Carvalho Baida, Guilherme Botega Torsoni e Marcos Rogério Ferreira e pelo professor do IFSuldeMinas Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido. Na execução, atuam também a professora da rede municipal de ensino Aline Franciele Navarro Volpini Klein, como multiplicadora externa, e os estudantes de graduação João Antônio Lorençone, como instrutor, e Pedro Antônio Lorençone, monitor.

Destaque

Além do impacto social na formação dos estudantes da rede municipal, o projeto ganhou destaque também como trabalho cientí­fico. Foi apresentado pela estudante Thays de Oliveira Freire na VI Fecinavi, onde garantiu primeiro lugar na categoria Multidisciplinar, e também divulgado no V Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação, o EIGEDIN, pelo monitor Pedro Antônio Lorençone.

O Solução Maker em Sincronia 4.0 é contemplado pelo Edital 03/2020 do Instituto Federal do Espí­rito Santo, que selecionou projetos da Rede Federal voltados í  promoção da iniciação tecnológica com foco na economia 4.0. Recebeu R$ 52 mil em recursos do Ministério da Educação para aquisição de materiais de trabalho e bolsas para coordenador, instrutor, monitor e multiplicador.

A execução do projeto é resultado da parceria entre o Campus Naviraí­ do IFMS e a Prefeitura de Naviraí­, por meio da Geráncia Municipal de Educação e Cultura. As escolas selecionadas para participar das oficinas este ano ficam em regiões com alto ní­vel de vulnerabilidade social, e a proposta de oportunizar práticas educativas alinhadas í s tecnologias contemporâneas apresentou novas perspectivas a esses jovens, que tiveram acesso a dispositivos tecnológicos que muitas vezes não estão disponí­veis em seu cotidiano.

Cultura Maker

Os encontros presenciais com os estudantes da rede municipal foram realizados no IFMaker, que faz parte do Núcleo de Tecnologia do IFMS, o NTIF. Localizado no Centro de Naviraí­, em um prédio da Associação Comercial locado pela Prefeitura Municipal e gerido pelo IFMS, o NTIF é aberto a estudantes, servidores, escolas e empresas. O espaço tem impressora 3D, cortadora laser (CNC), fábrica de software, espaço de prototipação, além de ambiente para criação e coworking.

Difundir a cultura Maker, do “faça vocá mesmo”, é um dos objetivos do IFMS na formação dos estudantes. E baseado nos pilares da inovação e do empreendedorismo, o projeto Solução Maker em Sincronia 4.0 contribui para a formação cidadã, habilitando os participantes a atuarem de forma criativa e tecnológica no mercado de trabalho e em suas comunidades.

As oficinas serão retomadas em 2022. Estudantes de outras escolas e até de outras localidades que se interessem pelo assunto podem conferir o conteúdo disponibilizado pelos professores no YouTube.

Fonte: Assessoria

2021-12-17 10:07:00

Sair da versão mobile