Início Notícias Educação UEMS/Mundo Novo participa de Estudo Técnico para implantação de Terminal de Grãos...

UEMS/Mundo Novo participa de Estudo Técnico para implantação de Terminal de Grãos na Nova Ferroeste

0

Reunião de apresentação do Estudo Técnico. Foto: UEMSNo dia 04 de março (sexta-feira) a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Mundo Novo, participou de reunião com as autoridades do municí­pio para a apresentação do Estudo de Viabilidade Técnico Econômico (EVTE) a respeito da viabilidade da implantação de um Terminal de Grãos em Mundo Novo/MS.

A UEMS foi representada na reunião pelo Prof. Dr. Leandro Marciano Marra – gerente da unidade Mundo Novo e pelo Prof. Dr. Tiago Zoz – docente da Unidade e coordenador do projeto “UEMS na Ferroeste”, e também contou com a presença dos responsáveis pelo estudo, Hudson Garcia e Holger Heimbach, da vice-prefeita de Mundo Novo, Rosária Andrade, do presidente do Legislativo, Paulo Lourenço, do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Mundo Novo (ACEMN), Ivan Klaus, do vice-presidente da ACEMN, Júlio Lucca, dos advogados do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Mundo Novo (CODEMN), Milton e Paula Ferro, além da presença de secretários municipais.

EVTE

O Estudo de Viabilidade Técnico Econômico comprovou que Mundo Novo, com sua posição geográfica privilegiada, pode receber um Terminal de Grãos. A Nova Ferroeste fará a ligação entre Maracaju, passando por Mundo Novo, e o Porto de Paranaguá, no Paraná. 

Este projeto inicial prevá o uso da ferrovia para exportação, principalmente, de grãos, contudo, o transporte de containers e outros produtos também estão sendo considerados. O estudo foi custeado pela Prefeitura de Mundo Novo, Câmara Municipal e ACEMN, contando com a contribuição de outras instituições, dentre elas a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade de Mundo Novo.

Dois aspectos favorecem a implantação do Terminal de Cargas Intermodal em Mundo Novo. A primeira é o volume de comodities agrí­colas produzidas na região, que precisa de uma alternativa de transporte de menor custo para chegar até o porto de Paranaguá. O segundo fator é a proximidade com o Paraguai, que também possui produção elevada de comodities agrí­colas e não possui portos. Com o Terminal de Grãos em Mundo Novo, a Nova Ferroeste, tornaria mais barata a exportação de parte da produção agrí­cola do Paraguai ao usar o Porto de Paranaguá.

O próximo passo será apresentar o resultado deste estudo ao governo do estado de Mato Grosso do Sul e í  direção da Ferroeste para que seja incluí­do no leilão da Nova Ferroeste, que será realizado neste ano de 2022.

Gerente da UEMS de Mundo Novo, o professor Leandro Marra explica que antes do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) “já imaginávamos a grande possibilidade deste investimento em Mundo Novo acontecer. Agora, após os estudos técnicos, aumenta o cenário de certeza que este sonho pode se concretizar, trazendo uma nova realidade para o desenvolvimento territorial de Mundo Novo e Região”. 

â€œí‰ um projeto a médio prazo que está sendo bem planejado pelas instituições do Municí­pio, e a UEMS sente-se honrada por participar de mais uma grande entrega para a sociedade”, conclui professor Leandro.

Capa do Projeto

UEMS na Ferroeste

Com estudos avançados sobre a necessidade de um Terminal de Grãos em Mundo Novo, a UEMS já desenvolveu um projeto estratégico, especí­fico da Universidade, relacionado com a Nova Ferroeste, intitulado “UEMS na Ferroeste”, coordenado pelo professor Tiago Zoz. 

Como coordenador do projeto, o professor Tiago Zoz destaca que “o objetivo geral do UEMS na Ferroeste é promover e fomentar o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, mediante uma rede de integração entre as universidades e instituições de pesquisa que atuam na área de abrangáncia da Nova Ferroeste”.

Anexos:

Fonte: Assessoria da UEMS

2022-03-10 08:34:00

Sair da versão mobile