Início Cidades Caarapó Caarapó é destaque nacional em vacinação de indígenas

Caarapó é destaque nacional em vacinação de indígenas

0

Autoridades e lideranças indí­genas presentes no evento de encerramento do Más de Vacinação dos Povos Indí­genas, em Caarapó. Foto: Cosems-MSO municí­pio de Caarapó ganhou destaque positivo nas páginas dos noticiários dos principais veí­culos de comunicação de Mato Grosso do Sul nesta semana. O fato – que está sendo comemorado pelas autoridades municipais – está ligado í  área de saúde, especificamente em relação aos resultados da vacinação contra Covid-19 atingidos pelas campanhas de imunização da comunidade Guarani-Kaiowa radicada nas aldeias Te”yikue e Guiraroká.

De acordo com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems-MS), o polo indí­gena do Sul de MS – integrado pelos municí­pios de Caarapó, Laguna Carapã e Juti – obteve o melhor resultado do Brasil. A informação foi repassada por ocasião do encerramento do Más de Vacinação dos Povos Indí­genas (MVPI), evento realizado na Aldeia Te”yikue de Caarapó na última terça-feira (17).

“O trabalho conjunto entre os municí­pios e o polo regional proporcionou o alcance do melhor í­ndice de vacinação das aldeias indí­genas do Paí­s. São mais de oito mil indí­genas que compõem o nosso polo e tivemos uma cobertura vacinal acima da meta em relação í  população com idade a partir de cinco anos e, na multivacinação, superamos 90% da meta estabelecida”, destaca o secretário de Saúde de Caarapó, Viní­cio de Faria e Andrade.

Já o secretário de Saúde de Laguna Carapã – que é Diretor dos Municí­pios com populações ribeirinhas indí­genas, quilombolas e em situação de vulnerabilidade, do Cosems/MS – sublinha o apoio das prefeituras. “Todos os municí­pios de MS que possuem povos indí­genas ajudaram os Polos na campanha, seja fornecendo combustí­vel, alimentação, transporte dos imunizantes, RH e até mesmo capacitação para os profissionais. Um trabalho que somou esforços e teve um excelente resultado”, observou, em entrevista í  imprensa regional.

O prefeito de Caarapó, André Nezzi, que participou do evento ao lado do secretário especial de Saúde Indí­gena do Ministério da Saúde, Reginaldo Ramos Machado, do coordenador do Distrito Sanitário Especial Indí­gena de MS, Luiz Antônio de Oliveira Júnior, do prefeito de  Juti, Gilson Cruz, da vice-prefeita de Laguna Carapã, Zenaide Espí­ndola, e da secretária de Juti, Makieli da Silva Cunha, além de lideranças indí­genas e servidores dos polos indí­genas – disse sentir-se “feliz” com os resultados alcançados. “As parcerias, a soma de esforços como a que aqui foi registrada, contribuí­ram decisivamente para que pudéssemos estar aqui comemorando essa importante conquista, com reflexos positivos na saúde da nossa comunidade indí­gena”, disse o prefeito de Caarapó, destacando ainda os investimentos que o municí­pio faz na área de saúde, chegando a atingir 30% da receita corrente lí­quida, “o dobro do que a lei exige, que é de 15%”.

O Más de Vacinação dos Povos Indí­genas tem a coordenação da Secretaria Especial de Saúde Indí­gena (SESAI), vinculada ao Ministério da Saúde. O órgão possui 34 Distritos Sanitários Especiais Indí­genas (DSEIs) responsáveis pela vigilância epidemiológica das doenças imunoprevení­veis nas aldeias.

Fonte: Dilermano Alves/ Assessoria

2022-05-19 08:56:00

Sair da versão mobile