Início Notícias Política Cone Sul do MS conta com mais de 170 mil eleitores aptos...

Cone Sul do MS conta com mais de 170 mil eleitores aptos para votar neste ano

0

Foto: DivulgaçãoNo dia 2 de outubro brasileiros vão í s urnas para escolher os representantes polí­ticos do paí­s e dos estados.  Serão escolhidos presidente, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais. Caso haja o segundo turno, a votação deve ocorrer no dia 30 do mesmo más. As datas correspondem ao primeiro e último domingo de outubro, conforme prevá a Constituição Federal.

No dia 4 de maio foi encerrado o prazo para a regularização do tí­tulo eleitoral. O Grupo A Gazeta buscou junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul o número de eleitores de cada municí­pio do Cone Sul. No Total, 176.819 eleitores estão aptos para votar nas eleições deste ano em todo o Cone Sul. Os municí­pios com mais eleitores são: Naviraí­ (36.988), Amambai (26.362) e Caarapó (20.868).  Confira na Tabela abaixo a quantidade de eleitores por municí­pio.

A Justiça Eleitoral lançou neste más de junho uma série de textos e postagens para combater a desinformação nas eleições deste ano, mostrando que é responsabilidade de toda a sociedade a disseminação correta de informações. De acordo com o site do TRE-MS, os textos e posts vão abordar temas como: liberdade e democracia, fake news, boatos, o que está por trás da desinformação, o uso polí­tico das notí­cias falsas, a importância da checagem, as parcerias do TSE nesse combate, dicas de como verificar informações recebidas, entre outros.

De acordo com cientista polí­tico e diretor regional para a América Latina e Caribe do Instituto Internacional para Democracia e Assistáncia Eleitoral (IDEA Internacional), Daniel Zovatto, há um aumento exponencial do uso das redes sociais e um movimento crescente e preocupante de fake news nessas redes. E é por esta razão que a Justiça Eleitoral desenvolve parcerias com todas as plataformas digitais e diversas instituições para assegurar ao eleitor informações oficiais que possam contribuir para a escolha consciente dos representantes polí­ticos. Siga os perfis do TSE nas redes sociais para ficar por dentro das novidades. Para mais informações sobre voto seguro, estatí­sticas eleitorais e serviços úteis ao eleitor, converse com o chatbot do Tribunal no WhatsApp: (61) 99637-1078.Imagem: Divulgação

Fonte: Raquel Fernandes ((Com informações do TRE-MS) 

2022-06-08 08:58:00

Sair da versão mobile