Início Notícias Cidades Receita Federal paga restituição do IR a 62 mil contribuintes de MS

Receita Federal paga restituição do IR a 62 mil contribuintes de MS

0

Foto: José Cruz/Agáncia BrasilA Receita Federal paga nesta quarta-feira (31) as restituições do quarto lote do Imposto de Renda Pessoa Fí­sica (IRPF) 2022. O lote também contempla restituições de anos anteriores.Serão beneficiados, 62.419 contribuintes de Mato Grosso do Sul, que entregaram declarações deste ano e de exercí­cios anteriores até 30 de maio deste ano.

A restituição será paga diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. A correção será de 3,05%, pela Selic, a taxa básica de juros. Caso o contribuinte tenha entregado a declaração até 30 de maio e não receba a restituição, deve verificar se entrou na malha fina.

Inicialmente prevista para terminar em 29 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Fí­sica foi adiado para 31 de maio a fim de diminuir os efeitos da pandemia de covid-19 que pudessem prejudicar o envio, como atraso na obtenção de comprovantes. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes pagos de maio a setembro, sempre no último dia útil de cada más.

Quem não constar ainda neste quarto lote poderá ser beneficiado no último lote, em 30 de setembro. Aqueles que não forem contemplados em nenhum dos lotes provavelmente caí­ram na malha fina e terão de acertar as contas com o Leão.

Como consultar

Para saber se a restituição está disponí­vel, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, o que permite uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendáncia na declaração, o contribuinte poderá efetuar a retificação, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente em suas bases informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Como é feito o pagamento

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponí­veis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço https://www.bb.com.br/irpf ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, ele poderá requerer o saldo pelo Portal e-CAC, disponí­vel no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar Restituição Não Resgatada na Rede Bancária”.

Calendário da restituição do IR 2022

1º lote: 31 de maio (já pago)
2º lote: 30 de junho (já pago)
3º lote: 29 de julho (já pago)
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 30 de setembro

Fonte: EnfoqueMS

2022-08-31 08:14:00

Sair da versão mobile