Início Cidades Caarapó Prefeito André Nezzi e vice Gordo da Tigre são agraciados com a...

Prefeito André Nezzi e vice Gordo da Tigre são agraciados com a Medalha do Mérito da Polícia Militar

0

Governador Reinaldo Azambuja e o prefeito André Nezzi na solenidade de outorga da Medalha do Mérito da PM. Foto: DivulgaçãoO prefeito de Caarapó, André Nezzi, e o vice Gordo da Tigre foram agraciados com a Medalha e Insí­gnia da Polí­cia Militar de Mato Grosso do Sul, em solenidade realizada em Campo Grande, na última sexta-feira (9), em comemoração aos 187 anos da instituição. A honraria foi entregue pelo governador Reinaldo Azambuja.

De acordo com o prefeito André Nezzi, receber a premiação “é motivo de grande honra”. “Nossa administração, desde o seu iní­cio, tem procurado trabalhar em conjunto, dando apoio e suporte para que as forças de segurança pública continuem prestando um serviço de exceláncia em nosso municí­pio. Ficamos felizes por esse reconhecimento por parte da Polí­cia Militar de MS, assim como já tive também do Corpo de Bombeiros”, declarou o dirigente caarapoense.

As medalhas ou insí­gnias foram outorgadas pela primeira vez nas comemorações dos 147 anos de criação da Polí­cia Militar. Instituí­da em 1982, a mais alta honraria da PMMS destina-se a reconhecer aqueles que tenham prestado relevantes serviços que dizem respeito ao aperfeiçoamento e í  projeção da Corporação.Foto: Divulgação

Endossando as palavras do prefeito caarapoense, o vice-prefeito Gordo da Tigre disse que a Polí­cia Militar realiza um grande trabalho em Caarapó. “Da nossa parte, é um grande prazer poder contribuir com esse trabalho, visto que a administração municipal de Caarapó é parceira da PM”, destacou.

De acordo com o portal Almox Militar  (https://www.almoxmilitar.com.br/policia/conheca-a-historia-e-a-atuacao-da-policia-militar), a história da Polí­cia Militar tem iní­cio com a chegada da Famí­lia Real portuguesa ao Brasil, em 1808. Como a Guarda Real de Lisboa havia permanecido em Portugal, D. João VI criou uma força policial nos mesmos moldes: a Divisão Militar da Guarda Real de Polí­cia do Rio de Janeiro.

Naturalmente, ao longo das décadas, a Divisão Militar se expandiu para outros estados do paí­s. Contudo, ainda que essas forças sejam as precursoras da PM, a designação ;Polí­cia Militar; só foi atribuí­da a elas em 1946, na Constituição Federal elaborada após o fim do Estado Novo. Com exceção do Rio Grande do Sul, que ainda utiliza ;Brigada Militar;, todas as outras entidades federativas adotaram a nomenclatura.

Até 1964, a Polí­cia Militar foi empregada em circunstâncias especí­ficas, como manifestações e greves. Entretanto, durante a ditadura militar, a Polí­cia Civil foi extinta, e isso levou a uma reestruturação da PM. Sob o comando do Exército brasileiro, é submetida a uma única hierarquia e passa a ser utilizada para reagir aos opositores do regime. Com a redemocratização, a subordinação da PM foi direcionada ao governo do estado.

Fonte: Dilermano Alves/ Assessoria

2022-09-12 09:17:00

Sair da versão mobile