Início Notícias Política Eduardo Riedel faz o 2º anúncio de futuros secretários do Governo do...

Eduardo Riedel faz o 2º anúncio de futuros secretários do Governo do Estado

0

Foram anunciados titulares de mais quatro secretarias e da CGE.

Fotos: AssessoriaNa manhã desta terça-feira (20) o governador eleito de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, fez o seu segundo anúncio de membros que irão compor sua equipe de primeiro escalão, acompanhado dos futuros secretários em uma coletiva de imprensa, realizada no receptivo do Governo do Estado, no parque do prosa.

De acordo com Eduardo Riedel a tarefa principal do secretário é garantir um regime estável de austeridade, condição necessária para que qualquer processo de crescimento sustentado aconteça. “Precisamos ter foco, eficiáncia, produtividade e resolutividade, em especial porque a conjuntura que nos espera adiante tende a ser extremamente desafiadora, com um cenário de menor crescimento do mundo e do Brasil e, portanto, uma menor dinâmica econômica. Vamos respeitar cada centavo de dinheiro público pago com o sacrifí­cio das empresas e dos cidadãos. í‰ nossa obrigação fazer estes investimentos retornarem í  sociedade em forma de obras, projetos e programas transformadores da nossa realidade”, enfatizou o governador eleito.

Ao anunciar o secretário da pasta da Sejusp (Secretaria de Segurança Pública e Justiça do Estado), Eduardo Riedel, disse que é uma área técnica, com um alto grau de especialização e necessidade de continuidade e avanço progressivo dos programas em curso. “Decidi manter o secretário Carlos Videira í  frente da Segurança Pública e Justiça, em reconhecimento ao trabalho de exceláncia prestado nesses anos pelas nossas forças de segurança.  O comando renovado do Carlos Videira é a garantia de que não haverá risco de descontinuidade dos atuais esforços, programas e avanços na recomposição dos efetivos; forte modernização tecnológica e a infraestrutura necessária em equipamentos para a garantia da capacidade operacional”, disse o governador eleito.

A Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciáncia, Tecnologia e Inovação) também continuará sob o comando de Jayme Verruck. “O secretario Jayme Verruck continua í  frente dos desafios do nosso processo de desenvolvimento, realizando um trabalho que recebe um altí­ssimo reconhecimento em todo o nosso estado, tal a dimensão transformadora que alcançou. Jayme vai enfrentar um dos mais complexos desafios do nosso tempo que é a intensa fase de industrialização do Agro sul-mato-grossense e a transformação progressiva da nossa economia, para alcançarmos a ambiciosa meta coletiva de estado carbono zero já em 2030, cujas bases foram lançadas agora, com o término do nosso inventário de emissões de efeito estufa”, ressaltou Eduardo Riedel.

Na CGE (Controladoria-Geral do Estado), Carlos Eduardo Girão, segue na pasta, com novos desafios elencados pelo governador eleito. “Girão segue í  frente da CGE com a responsabilidade de concluir e efetivar um dos mais vistosos projetos da administração pública moderna, a rede de compliance, que começou a ser instalada em cada uma das nossas unidades administrativas. O desafio é grande, porque já não se trata mais de apenas cumprir o nosso dever, combatendo efetivamente a corrupção, mas prevenir a sua ocorráncia, impedir que ela aconteça”, disse Riedel.

Eduardo Riedel também anunciou o deputado eleito, Pedro Caravina, na Segov (Secretaria de Governo do Estado) e ressaltou que por onde o parlamentar passou ele carregou a marca de ser um excelente gestor. “Decidi convidar para a Secretaria de Governo o ex-prefeito e hoje deputado Pedro Caravina, que irá contribuir diretamente com o nosso processo de municipalismo e vai gerir os contratos setoriais de gestão do estado como guardião do nosso plano de governo. Um plano ousado, mas objetivo, prático, que foi feito para gerar resultados”, enfatizou o governador.

Por fim o governador eleito anunciou para a SES (Secretaria de Saúde do Estado), o médico Maurí­cio Simões Corráa, que é cirurgião de cabeça e pescoço, foi presidente da Unimed Campo Grande, da Federação da Unimed Mato Grosso do Sul e da direção da Unicred e é um renomado gestor que tornou as instituições por onde passou referáncias nacionais. “Maurí­cio vem  para somar com uma larga experiáncia na gestão de saúde, e vem para esse grande desafio que é conduzir essa pasta e todas as suas ações”, disse Riedel.

Para o vice-governador, Barbosinha, os secretários anunciados nesta terça-feira possuem uma grande missão de colocar em prática os pontos do Plano de Governo e também se embasarem no relatório final do governo de transição. “Teremos uma grande equipe de governo, conectada, produtiva, com foco de melhorar ainda mais a qualidade dos gastos públicos, um dos maiores desafios do estado, atualmente”, concluiu Barbosinha.


Secretarias anunciadas por Eduardo Riedel 

Confira os objetivos das secretarias e os futuros gestores anunciados pelo governador eleito, Eduardo Riedel, na manhã desta terça-feira (20):  

Sejusp (Secretaria de Segurança Pública e Justiça do Estado) – Carlos Videira 

Uma área técnica com um alto grau de especialização e necessidade de continuidade e avanço progressivo dos programas em curso. Cito aqui especialmente o salto que demos na recuperação da capacidade operacional das nossas forças e a instalação de um novo e abrangente sistema de inteligáncia para o combate ao crime, tendáncia cada vez mais preponderante neste campo do serviço público.  

“O comando renovado do secretário Carlos Videira é a garantia de que não haverá risco de descontinuidade dos atuais esforços, programas e avanços na recomposição dos efetivos; forte modernização tecnológica e a infraestrutura necessária em equipamentos para a garantia da capacidade operacional”, disse Eduardo Riedel.  

Antonio Carlos Videira, ingressou na carreira da área da Segurança Pública no ano de 1990, quando foi aprovado no concurso para Escrivão de Polí­cia, e no más de outubro tomou posse na Delegacia de Polí­cia Civil de Fátima do Sul. Logo depois, atuou no Grupo de Operações de Fronteira (GOF), na época comandado pelo coronel da Polí­cia Militar, Adib Massad, onde permaneceu até 1999. 

Em 1995 concluiu a graduação de Bacharel em Direito e na sequáncia cursou pós-graduação em Processo Civil. Aprovado no concurso para Delegado de Polí­cia Civil assumiu no ano 2000. No final de 2014, Carlos Videira atingiu o topo da carreira de Delegado sendo promovido para classe especial, e em seguida no iní­cio de 2015 passou a ocupar o cargo de Superintendente de Segurança Pública da Sejusp. Em reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de sua carreira, no más de abril de 2016, assumiu a função de secretário adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e, em 20 de dezembro de 2017 passou a comandar a Sejusp/MS. 

Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciáncia, Tecnologia e Inovação) – Jayme Verruck 

A pasta que irá cuidar da intensa fase de industrialização do agro sul-mato-grossense e a transformação progressiva da nossa economia, para alcançarmos a ambiciosa meta coletiva de estado carbono zero já em 2030, cujas bases foram lançadas agora, com o término do nosso inventário de emissões de efeito estufa.  

“Precisamos caminhar rapidamente nesta direção í  bordo de um forte crescimento sustentado e sustentável. Isso significa também atrair empreendimentos com alta capacidade de investimentos, produção limpa e responsável, para, ao mesmo tempo, turbinar a nossa dinâmica econômica; gerar de forma contí­nua empregos e renda e incluir novos contingentes da população ao processo produtivo. Ou seja, crescer, melhorar, avançar e incluir sem destruir nosso patrimônio natural, nossa biodiversidade. í‰ um desafio e tanto”, ressaltou Eduardo Riedel.  

Economista, mestre em Economia Rural pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), doutor em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela UCM (Universidade Complutense de Madrid) e possui cursos de formação executiva em Estratégias e Inovação pelo INSEAD/França e pela Universidade da Pensilvânia/EUA (Wharton), e pelo Programa CEO FGV. 

Foi Diretor Corporativo do Sistema FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), responsável pela gestão estratégia do SESI, SENAI, IEL e FIEMS. 

Ex-professor de Economia da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), ex-professor convidado da FGV (Fundação Getúlio Vargas), ex-sócio da FGV em Campo Grande e Cuiabá e ex-Diretor Regional do Senai/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Mato Grosso do Sul). 

CGE (Controladoria-Geral do Estado) – Carlos Eduardo Girão 

Uma das áreas que mais avançou institucionalmente na governança pública. Um trabalho que nem sempre aparece, como mereceria, mas que é fundamental, estrutural, para o aperfeiçoamento do modelo de estado e da melhora da qualidade do serviço público, de maneira geral. 

“O desafio é grande, porque já não se trata mais de apenas cumprir o nosso dever, combatendo efetivamente a corrupção, mas prevenir a sua ocorráncia, impedir que ela aconteça. Para isso, as áreas de compliance vão trabalhar intensamente para entender os diferentes processos de cada unidade administrativa, identificar áreas de risco, sugerir protocolos novos de prevenção a desvios de conduta, fraudes, corrupção, e distorções de todo tipo no âmbito do Executivo. E não apenas na perspectiva de autoridades, gestores públicos e servidores, mas também na outra ponta, penalizando com rigor o corruptor”, enfatizou Eduardo Riedel.  

Carlos Eduardo Girão é formado em Ciáncias Econômicas pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1995; e em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em 2001; tem mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (2005) e diversos cursos de liderança e equipe. 

Ele já trabalhou como diretor de Gestão Interna do Ministério da Transparáncia, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU); chefe de Gabinete da Secretaria-Executiva da Controladoria-Geral da União; chefe da Controladoria Regional da União em São Paulo; chefe da Controladoria Regional da União em Mato Grosso do Sul; e Analista de Finanças e Controle chefe-substituto da Controladoria Geral da União em Mato Grosso do Sul. 

 

Segov (Secretaria de Governo do Estado) – Pedro Caravina 

í‰ uma secretaria-meio, cuja principal tarefa é a articulação do conjunto de secretarias setoriais. í‰ onde se alinha e harmoniza o governo, em torno dos grandes objetivos do programa a ser executado e os propósitos da gestão. 

“Por onde passou, primeiro como investigador; depois delegado de polí­cia; em seguida prefeito de Bataguassu por duas vezes; presidente da Assomassul e membro do Confederação Nacional dos Municí­pios, depois meu secretário-adjunto na Infraestrutura, ele carregou consigo a marca admirável do bom gestor. E é justamente isso que demanda a Secretaria de Governo”, disse Eduardo Riedel.  

Deputado Estadual eleito, é formado em Direito e pós-graduado em Gestão Pública, esteve í  frente da administração do municí­pio de Bataguassu por dois mandatos, além de outros dois mandatos í  frente da presidáncia da Assomasul (Associação dos Municí­pios de Mato Grosso do Sul). Caravina é delegado aposentado e integra a Executiva Estadual do PSDB na função de primeiro-secretário. 

SES (Secretaria de Saúde do Governo do Estado)  â€“ Dr. Maurí­cio Simões Corráa 

Pasta importantí­ssima e estratégica da gestão, responsável por um intenso trabalho de conclusão da regionalização da saúde, ampliação de serviços e de fortalecimento de polí­ticas públicas efetivas para atenção básica da saúde, melhorar a performance dos hospitais estaduais. 

“Médico com larga experiáncia, mas acima de tudo um gestor. Presidiu a Unimed por duas vezes, depois a federação das Unimeds no Mato Grosso do Sul, uma larga experiáncia na gestão de saúde, e vem para esse grande desafio que é conduzir essa pasta e todas as ações delas e somar sua experiáncia”, disse Riedel.  

Entre os desafios da pastas estão a criação de policlí­nicas nas quatro regiões de saúde com serviços de imagens e bloco de atenção multiprofissional para apoio neuropsicomotor, voltados í s doenças genéticas, crônicas, degenerativas e transtornos intelectuais (autismo), além da ampliação do uso da telemedicina, medicina bioeletrônica e inteligáncia artificial fortalecendo a interface entre Saúde e Ciáncia. 

Maurí­cio Simões Corráa, cirurgião de cabeça e pescoço, médico conceituado em Mato Grosso do Sul, gestor reconhecido, que tornou as instituições que presidiu referenciais nacionais. Foi da direção da Unimed Campo Grande, onde ocupou vários cargos diretivos na entidade, em diferentes mandatos, entre eles, o de diretor financeiro e diretor-presidente. Foi diretor-presidente da Federação da Unimed Mato Grosso Sul e também diretor-presidente da Unicred. 

Fonte: Vânia Galceran- Assessoria de Comunicação

2022-12-20 17:06:00

Sair da versão mobile