Início Notícias Política Modelo para o País, Conisul está estruturado para os desafios de 2023,...

Modelo para o País, Conisul está estruturado para os desafios de 2023, diz presidente Chico Piroli

0

Com 19 máquinas operacionais, usina própria de CBUQ e parcerias com a Itaipu Binacional e com o Governo do MS, o Consórcio Intermunicipal promove ações em diversas áreas, com destaque para a proteção do meio ambiente e infraestrutura.

O prefeito de Sete Quedas e presidente reeleito do Conisul para o biánio 2023/2024, Chico Piroli durante a reunião do Consórcio Intermunicipal realizada nesse más de dezembro no municí­pio de Juti. (Fotos: Vilson Nascimento)Com atuação e gestão administrativa que servem de modelos para o restante do Brasil, o Conisul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul) está preparado para enfrentar dos desafios de 2023.

A conotação é do prefeito de Sete Quedas e presidente reeleito do Conisul para o biánio 2023/2024, Francisco Piroli, o “Chico Piroli.

Em entrevista a reportagem do grupo A Gazeta Chico Piroli enfatizou que atualmente o Conisul conta com 19 máquinas operacionais, uma usina própria de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado Quente), praticamente todos equipamentos novos, que garantem, segundo o presidente, condições estruturais para trabalhar.

Assista í  entrevista com Chico Piroli

De acordo com Chico Piroli, através de parcerias com Itaipu Binacional, com investimento na ordem de R$ 20 milhões e com o Governo de Mato Groso do Sul, através do programa Prosolo desenvolvido pela Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o Consórcio Intermunicipal promove ações em diversas áreas, com destaque para a recuperação ambiental, como recuperação e preservação do solo, proteção de nascentes, implantação de curvas de ní­vel e recuperação de estradas, garantindo boas condições de trafegabilidade e para o escoamento da produção agropecuária no âmbito dos 14 municí­pios que integram o bloco.

O Conisul também desenvolve dentro de suas atividades, ações para melhoria da infraestrutura urbana dos municí­pios com o recapeamento de ruas com o emprego de massa asfáltica gerada pela sua usina própria, ações de apoio aos pequenos produtores rurais, inclusive com a coordenação de sistema de inspeção, que permite ao pequeno produtor inserir, de forma regularizada, sua produção no mercado, além de atividades na área de saúde com a realização de cirurgias eletivas em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Saúde.

“Hoje, com todos os convánios e as contrapartidas dos municí­pios integrantes o Conisul movimenta em média R$ 35 milhões”, disse Chico Piroli ao enfatizar que quem ganha com tudo isso é o meio ambiente, a economia da região e principalmente as pessoas que residem e trabalham, tanto na zona rural quanto na zona urbana dos municí­pios integrantes do Conisul.

Fazem parte do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul os municí­pios de Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Amambai, Caarapó, Jutí­, Naviraí­, Itaquiraí­, Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Iguatemi e Tacuru.

Chico Piroli concedendo entrevista ao radialista Donizete Rojas, da rádio Criativa, de Juti.

Fonte: Vilson Nascimento/ Grupo A Gazeta

2023-01-01 03:13:00

Sair da versão mobile