Início Notícias Cidades Plantio do milho está mais de 30 pontos percentuais atrasado no Mato...

Plantio do milho está mais de 30 pontos percentuais atrasado no Mato Grosso do Sul, relata Famasul

0

Foto: Freepik

Guilherme Dorigatti/ Notí­cias Agrí­colas

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul) divulgou seu Boletim Semanal da Casa Rural, indicando novos reportes sobre as lavouras do estado. De acordo com o levantamento, o Mato Grosso do Sul já plantou 28,1% da sua segunda safra de milho em 2023.  

Mesmo com o avanço semanal, a semeadura do cereal está 31 pontos percentuais atrás em relação ao registrado no mesmo perí­odo da safra passada 21/22 e 33,5 pontos percentuais atrasada na comparação com a média das últimas cinco safras.  

Imagem: Divulgação

Para esta nova temporada, a Famasul estima uma a área total plantada de 2,325 milhões de hectares, 5,39% a mais do que 2022, e uma produtividade média estimada de 80,33 sacas por hectare, totalizando uma produção projetada de 11,206 milhões de toneladas, o que seria 12,28% menor do que o atingindo no ciclo passado.    

“O cenário de atraso na colheita da soja subsequente afeta a cultura do milho segunda safra no estado de Mato Grosso do Sul. O atraso na operação de semeadura no estado pode afetar algumas regiões no desenvolvimento da cultura, podendo ocorrer intempéries climáticas (estiagem, geada e queda de granizo). O produtor deve estar atento ao zoneamento agrí­cola de risco climático e verificar se a propriedade ou região possui histórico de condições climáticas ruins antes de semear”, pontua a publicação.  

Por fim, os técnicos da Federação apontam que 72,2% do plantio deverá ser concentrado no perí­odo entre 17 de fevereiro e 24 de março, o que é considerado a melhor janela de semeadura para o estado.  

2023-03-09 09:46:00

Sair da versão mobile