Início Notícias Polícia Amerímnia: PF deflagra 51 ações em Dourados, Eldorado e Juti contra lavagem...

Amerímnia: PF deflagra 51 ações em Dourados, Eldorado e Juti contra lavagem de dinheiro

0

Material já apreendido nesta manhã de hoje pelos agentes federais (Fotos: Divulgação/PF-MS)

EnfoqueMS

A manhã desta terça-feira (11), começou com a PF-MS (Polí­cia Federal em MS) deflagrando a “Operação Amerí­mnia no combate aos crimes de Lavagem de Capitais (dinheiro). A operação policial, que hoje atinge trás municí­pios no sul do Estado, Eldorado, Juti e Dourados, é uma decorráncia das investigações que culminaram com a realização da Operação Nepsis, de 2018, a qual descortinou estruturado esquema de contrabando de cigarros por praticamente todo Mato Grosso do Sul.

Conforme a PF-MS, que tem programado fazer 51 ações, já apreendeu no inicio da “Amerí­mnia”, dinheiro, material de comunicação (foto acima) e até arma de alto calibre. Bem como, durante as buscas, já ocorreu uma prisão em flagrante por posse irregular de arma de fogo. A cidade onde o houve o caso não foi divulgada. 

A ação da PF, aponta que foca nos gerentes financeiros da organização criminosas, que embora já tenham sido condenados por diversos crimes correlatos, continuam a movimentar ações criminais pelo MS.

“Todos ou boa parte já tem condenação pelos crimes de contrabando, organização criminosa, corrupção, entre outros, mas continuam praticando sistematicamente o crime de lavagem de capitais, por meio de empresas de transporte, postos de gasolina e conveniáncias, mediante a utilização de familiares e terceiros como “laranjas”, ou seja, os “negócios” não param”, apontou a PF.

Amerí­mnia com 51 ações

Hoje, de acordo com repasse da PF, ao todo, devem ser realizadas 51 ações, e, estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Eldorado, Juti e Dourados. Além de efetivar o sequestro de seis imóveis, 22 veí­culos, 15 contas bancárias e suspensão das atividades de quatro pessoas jurí­dicas.

O nome da operação (Amerí­mnia) deriva do grego e significa não-preocupação, despreocupação, tranqí¼ilidade, em alusão ao fato de os investigados, despreocupadamente com a repressão, continuarem com suas atividades ilí­citas.

2023-04-11 10:05:00

Sair da versão mobile