Início Notícias Cidades Boca da Onça: maior cachoeira de MS está completamente seca; entenda o...

Boca da Onça: maior cachoeira de MS está completamente seca; entenda o motivo

0

Segundo o gerente de turismo que opera passeios pela cachoeira, um dos principais motivos é a falta de chuva na região de Bodoquena (MS), causado pelo fenômeno natural La Nií±a.

Maior cachoeira de MS está completamente seca — Foto: Fazenda Boca da Onça/ReproduçãoBoca da Onça: a maior cachoeira de Mato Grosso do Sul, com 156 metros, localizada em Bodoquena, a cerca de 304 quilômetros de Campo Grande, secou completamente com a falta de chuva neste inverno.

Segundo o gerente de turismo da fazenda que opera passeios no local, Cristiano Godinho, a queda d’água começou a apresentar ressecamento no fim do más de julho e, atualmente, está completamente seca.

;Fazemos o apontamento das chuvas desde 2004, e, infelizmente estamos no 4º ano consecutivo que temos uma queda acentuada nas chuvas, isso em toda região de Bonito;, afirmou o Cristiano.

Em 2018, o mesmo local registraram forte queda d’água

Um dos principais motivos para esse acontecimento é o fenômeno La Nií±a, que consiste na diminuição da temperatura da superfí­cie das águas dos oceanos, ocasionando um atraso nas chuvas que alimentam duas das nascentes e aumentam o perí­odo de seca extrema. Veja neste ví­deo como era a cachoeira.

De acordo com o meteorologista Natálio Abraão, choveu menos que esperado na região, situação que comprometeu a vazão de importantes rios que cortam Bonito e Bodoquena. Segundo ele, essa situação vai continuar pelo menos, até final deste más.

Turismo continua

Apesar da triste cena das rochas secas, a Boca da Onça continua sendo um dos principais atrativos do turismo e, para que o cliente não saia no prejuí­zo, algumas adaptações foram feitas.

;Adicionamos a cachoeira da Fonte, que fica no Rio Salobra, como alternativa de banho para a cachoeira Boca da Onça. Também estamos trabalhando com valor promocional para compensar essa perda e disponibilizamos 2 roteiros para atender o publico em geral, ambos com o mesmo valor;, explicou o gerente da Fazenda Boca da Onça.

Conforme Cristiano, além das trilhas a fazenda oferece outras atividades como o Maior Rapel de Plataforma do Brasil, com 90 metros de descida, e também circuito pelas cachoeiras da região. ;Todas essas opções de passeio incluem café da manhã, com mais de 23 pratos, almoço, com mais de 15 opções (sendo algumas veganas), guia, seguro e todo o trajeto com os pontos de banho.;

Fonte: Débora Ricalde e Chico Júnior, g1 MS e TV Morena 

2022-09-02 09:27:00

Sair da versão mobile